• Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Siga o VIII COINE nas redes   sociais.

Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo - Rio de Janeiro/RJ . UNIVERITAS

(21) 99523.3669 (WhatsApp) ou 3617-2467  Sra. Neide.

Dúvidas? Envie um e-mail para: coine2019@gmail.com

 

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE NUTRIÇÃO ESPECIALIZADA & EXPO SEM GLÚTEN – VIII COINE 2019

 

Email: secretariacoine@gmail​.com

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE NUTRIÇÃO ESPECIALIZADA & EXPO SEM GLÚTEN – VIII COINE 2019

 

1 – Do Prazo

 

O período de submissão do resumo dos Trabalhos Científicos, doravante denominados TCs, inicia-se em 01 de janeiro de 2019 e encerra-se, impreterivelmente, até às 23h59min (horário de Brasília) de 24 de março de 2019.

 

2 – Da Participação e Autoria dos Trabalhos

 

Serão aceitos até 03 (três) TCs de um mesmo autor ou de um mesmo coautor. O número máximo de autores é de 04 (quatro) por trabalho enviado, devendo um dos autores ser o apresentador. A submissão do trabalho só será possível caso 01 (um) dos autores esteja inscrito no COINE 2019. É obrigatório o fornecimento do e-mail do autor-apresentador, para recebimento das informações que se fizerem necessárias.

 

Deverá ser anexada ao e-mail de envio do resumo, do respectivo TC, a “Declaração de Autoria e Autorização de Publicação disponível no site (www.coinebrasil.com – Trabalhos Científicos). Esse documento faz parte do processo de submissão on-line para o VIII Congresso Internacional de Nutrição Especializada & Expo sem Glúten – VIII COINE 2019. 

 

Todos os resumos submetidos e aceitos pela Comissão Científica deverão ser apresentados, UNICAMENTE, na forma de pôster durante horário especificado pela Comissão em um dos dois (02) dias do Congresso. O envio do resumo implicará na aceitação da publicação do mesmo no documento oficial de publicação do Congresso.

 

3 – Das Áreas Temáticas de Inscrição de Resumos

 

SÓ SERÃO ACEITOS trabalhos que estejam relacionados à Nutrição. Os autores deverão indicar, no resumo, o tema ao qual o trabalho está vinculado, conforme áreas temáticas listadas a seguir:

 

a) Aspectos fisiopatológicos e clínicos da doença celíaca e de outras desordens relacionadas ao glúten (DRGs),

b) Psicologia e educação voltadas para o indivíduo com restrições alimentares e seus familiares,

c) Tecnologia e produção de alimentos isentos de alergênicos,

d) Alimentação e nutrição do indivíduo com restrição alimentares (nutrigenômica, nutrigenética, nutrição estética e funcional),

e) Alimentos funcionais e dietéticos voltados aos indivíduos com restrições alimentares,

f) Papel da fibra alimentar na alimentação dos indivíduos com restrições alimentares,

g) Segurança alimentar e nutricional,

h) Legislação e exigibilidade do direito do celíaco,

i) Nutrição esportiva para indivíduos com restrições alimentares,

j) Nutrição, exercícios físicos e qualidade de vida.

4 – Dos Conteúdos

 

Os trabalhos científicos deverão ser originais e inéditos.

NÃO SERÃO ACEITOS: os estudos de revisão; os com resultados e conclusões indefinidos; os resumos inacabados ou contendo expressões como “os resultados serão apresentados posteriormente”. Após envio dos resumos haverá possibilidade de correção pelo autores.

 

5 – Da Seleção

 

São pré-requisitos para a aprovação do resumo: cumprimento do regulamento e do prazo e clareza na exposição dos dados, dos resultados, das conclusões e da importância do tema para a saúde ou para o desenvolvimento científico-tecnológico.

 

Os resumos serão avaliados de forma anônima pela Comissão Científica Avaliadora dos Trabalhos Científicos do VIII COINE 2019, formada por ilibados pesquisadores nas diferentes áreas dos temas propostos pelo Congresso, de acordo com os seguintes critérios:

 

a) Adequação aos temas do COINE,

b) Adequação metodológica e conceitual aos objetivos do estudo,

c) Contribuição científica, originalidade e atualidade em relação aos temas do COINE,

d) Benefício social e relevância.

 

Todos os resumos aprovados para apresentação no VIII COINE 2019 serão publicados nos anais do Congresso.

 

Após o julgamento dos trabalhos, será enviada ao autor-apresentador, por e-mail, uma comunicação informando a decisão da Comissão Científica (aprovado ou recusado).

 

A lista dos TCs aceitos será publicada no site do Congresso contendo o código de registro do trabalho, título, data e hora de apresentação do mesmo, até o dia 03 de abril de 2019.

 

NOTA: Os critérios adotados refletem as ponderações dos membros da Comissão Científica, válidos apenas para o VIII COINE 2019 e não podem ser comparados com a forma de avaliação de outros congressos da mesma área ou de áreas relacionadas, ou de publicações científicas e não científicas. Não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de seleção e ou julgamento de qualquer trabalho submetido ao VIII COINE 2019.

 

6 – Da Apresentação:

 

Será obrigatória a presença de um (01) dos autores, como apresentador junto ao pôster na data e hora, a ser informado pelo e-mail da Secretaria, atendendo aos questionamentos da Comissão Científica quando de sua avaliação.

 

A Comissão Cientifica registrará as apresentações mediante os horários pré-estabelecidos para cada pôster e, ao final, será entregue ao autor-apresentador um (01) único Certificado de apresentação do trabalho, com o nome de todos os autores. A reprodução das cópias de certificados para os outros autores do pôster é de responsabilidade dos mesmos.

 

É de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) a afixação do pôster bem como sua retirada do local indicado nos horários determinados pela Comissão. Os pôsteres não recolhidos serão descartados.

 

7 – Da   Premiação

 

Com base nos critérios de qualidade e relevância dos trabalhos expostos e apresentados, a Comissão Científica do VIII COINE 2019 selecionará os três melhores trabalhos fazendo jus às seguintes premiações:

 

1º colocado – um cheque no valor de R$ 1.500,00 mais uma inscrição no COINE 2020;

2º colocado – um cheque no valor de R$ 750,00 mais uma inscrição no COINE 2020;

3º colocado – uma cesta de produtos sem glúten e mais uma inscrição no COINE de 2020.

 

NOTA: Será considerado como critério de desempate a pontuação na ordem de Originalidade, Contribuição Científica e Apresentação.

 

8 – Da Elaboração do Resumo

 

O resumo poderá ser escrito em português, espanhol ou inglês e deverá conter, nesta ordem:

a) Tema: deve ser escrito em letra maiúscula, fonte Arial 10. Deverá ser um tema selecionado dentre os itens descritos no item 3 deste Regulamento,

 

b) Título: deve ser escrito em letras maiúsculas e em negrito, com, no máximo, 20 palavras, fonte Arial 10,

 

c) Identificação dos autores: sobrenome iniciando em maiúsculas, iniciais do primeiro nome (maiúsculas) nomes do meio (maiúsculas), em negrito e, separados por vírgula. O nome do autor-apresentador deve estar sublinhado. Informar filiação institucional: categoria funcional (discente, docente, técnico, etc.) e a instituição.

 

d) Resumo: o texto deve ser objetivo, conciso e obedecer ao limite máximo de 300 palavras em fonte Arial 10. Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas NÃO poderão ser incluídos. O resumo deve conter os seguintes tópicos:

 

Introdução/justificativa

Objetivo

Método

Resultados

Conclusão/ Considerações

 

NOTA: Em pesquisas fundamentadas em outras abordagens como nos ensaios, o resumo pode ser um texto narrativo, com até 300 palavras, informando o objeto do estudo ou o problema em questão, seus fundamentos conceituais e desenvolvimento da argumentação.

 

e) Palavras-chave: devem ser incluídas entre três e cinco palavras-chave que sejam coerentes com o resumo apresentado.

 

f) Fonte(s) de financiamento: incluir, se pertinente, crédito a órgãos financiadores da pesquisa (FAPERJ, FINEP, CNPq, CAPES) e patrocínio (fabricante/fornecedor de quaisquer produtos ou serviços comerciais relacionados com o trabalho).

 

Modelo de Resumo 

 

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE UM BOLO DE ALFARROBA ISENTO DE GLÚTEN, LACTOSE E PROTEÍNAS DO OVO.

 

Tema: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ISENTOS DE GLÚTEN

 

Andrade, R. S. (1), Silva, E. B. (2), Nogueira, R. S. (2), Cardoso, F. T. (3)

 

Discente do curso de Nutrição do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, RJ, Brasil

Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, RJ, Brasil

Coordenadora do curso de Nutrição e docente do Mestrado em Desenvolvimento Local - Centro Universitário Augusto Motta – (UNISUAM), RJ, Brasil

 

Resumo:

 

Oferecer uma alimentação com qualidade, quantidade, adequação e harmonia é uma das metas do profissional de nutrição, como também desenvolver opções de cardápios para pessoas com necessidades nutricionais específicas, tais como: doença celíaca, alergia às proteínas do ovo e intolerância à lactose. O objetivo do presente trabalho foi elaborar um bolo de alfarroba isento de glúten, lactose e proteínas do ovo, e analisá-lo dos pontos de vista microbiológico e sensorial. Para tanto, o bolo foi elaborado com a seguinte proporção de matérias primas: farinha de arroz (33,22%), alfarroba em pó (2,76%), óleo de milho (11,07%), açúcar light (13,28%), suco da laranja pera (33,26%), fermento (4,98%), sal (2,76%), canela (0,55%), e noz moscada (0,33%). Os ingredientes foram homogeneizados manualmente e a massa assada a 180ºC, por aproximadamente 45 minutos. Para a metodologia da análise microbiológica, foram avaliadas as presenças de Bacillus cereus, Estafilococos coagulase positiva, Salmonella sp, e coliformes a 35º e 45ºC. Para avaliação sensorial foram executados dois testes (afetivo e intenção de compra) com 80 julgadores não treinados, de ambos os sexos, que analisaram os atributos aparência, cor, aroma, sabor e textura. As análises microbiológicas atestaram a integridade do produto com relação aos microrganismos avaliados, atendendo aos parâmetros da legislação brasileira. A avaliação sensorial evidenciou percentuais acima de 80% para os atributos, sendo: aparência (94%), cor (96%), aroma (92%), sabor (83%) e textura (90%), referidos pelos julgadores. Com relação à intenção de compra, 96% dos julgadores a manifestaram, respectivamente. Conclui-se que, além de seguro para os microrganismos avaliados, o bolo de alfarroba isento de glúten, lactose e proteínas do ovo obteve considerável aceitabilidade na avaliação afetiva, assim como significativa intenção de compra. 

 

Palavras chave: alergia alimentar, alimentos para fins especiais, doença celíaca, intolerância alimentar.

 

9 - Da Elaboração dos Pôsteres:

 

a) Dimensão: 0,90m x 1,20m.

Confeccionado em lona, contendo cordão para ser pendurado em local determinado pela organização do evento.

 

b) O pôster deverá apresentar o título do trabalho idêntico ao do resumo aceito, nome dos autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, resultados (imagens, gráficos, tabelas e diagramas) e conclusão, inscritos em destaque, e as Referências Bibliográficas.

 

c) Os trabalhos do tipo Ensaio deverão conter o objeto do estudo ou o problema em questão, seus fundamentos conceituais e desenvolvimento da argumentação.

 

10 – Da Concordância

 

Os participantes declaram estar de pleno acordo com este regulamento a partir de sua inscrição. Compete à Comissão Científica o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos por essa Comissão ou dentro das normas aqui relacionadas.

 

Toda e qualquer dúvida relativa à submissão de Trabalhos Científicos deverá ser encaminhada para o e-mail: secretariacoine@gmail​.com

 

Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2018

 

Presidente da Comissão de Trabalhos Científicos

 

Declaração de autoria